Disciplina - Química

Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - AIQ-2011


ícone do link
Áudios


ícone do link
Imagens


ícone do link
Links Interessantes


ícone do link
Simuladores


ícone do link
Textos


ícone do link
Trechos de Filmes


ícone do link
Vídeos

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vêm sendo consideradas como o resultado da fusão de três grandes vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas (BELLONI, 2005, p. 21). São tecnologias e métodos para comunicar, surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990.

Há que se considerar que, na última década, a presença delas no contexto mais amplo da sociedade, bem como no contexto educacional, tem se tornado inevitável. É possível dizer hoje que a educação passa por um momento decisivo no que tange o uso das TIC. Não se trata somente de se ter tais recursos disponíveis na escola, mas a questão é saber como utilizá-los, considerando as deficiências na formação docente e as necessidades socioeducacionais presentes na escola.

Nesse sentido, a inserção na escola do computador, da Internet, da TV Multimídia, do celular, dentre outros, deve ser acompanhada de uma proposta metodológica fundamentada em princípios científicos e pedagógicos bem definidos.

Considerando o papel mediatizador do professor, pode ser possível utilizar as TIC e os Objetos de Aprendizagem na Contextualização do ensino de Química.

Veja os recursos:

ícone da imagem simuladores
Simulador - Show Atômico


ícone pdf para download de arquivos.Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Química do Ensino Médio
Baixe Artigo em PDF



ícone referências bibliográficasFontes de Pesquisa


Recomendar esta página via e-mail: